Obesidade

Combater a obesidade não é fácil mas é possível. Confira agora as melhores dicas e tratamentos naturais que irão auxiliar as pessoas que buscam perder peso

Publicado em 26 de julho de 2018 por

Quando a questão é perder peso de maneira saudável, não existem atalhos. As duas maneiras mais certeiras de atingir este objetivo continuam sendo através de uma dieta balanceada e exercícios. Apesar de não existir um jeito mágico de conseguir perder aqueles quilinhos indesejados existem vários remédios caseiros naturais que podem ajudar você a chegar lá.

Existem muitos fatores, tanto externos quanto internos, que afetam a perda de peso, assim sendo estes medicamentos naturais vão auxiliar você a chegar ao peso ideal mais rápido. Vale relembrar que você sempre deve fazer uso destas substâncias com o aconselhamento médico.

    Obesidade

No brasil mais de 18 milhões de pessoas são consideradas obesas e quase metade da população está acima do peso (48,5%), segundo a OMS. A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal na pessoa, ou seja, a doença acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente. O indivíduo obeso está mais propenso a desenvolver vários problemas, entre os principais estão hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes e outras. A obesidade é causada principalmente pelo sedentarismo e má alimentação.

Causas

A principal causa da obesidade é a má alimentação e a falta de exercícios físicos. No entanto, outros fatores podem influenciar neste quadro. Em primeiro lugar, existe o aspecto genético. Há pessoas com taxas de metabolismo mais baixas que outras, o que dificulta o gasto calórico diário e, consequentemente, eleva os riscos de ganho de peso. Por fim, doenças como o hipotireoidismo, síndrome de Cushing e depressão são fatores de risco para obesidade.

Sintomas

  • Os sintomas da obesidade atrapalham muito o dia a dia do indivíduo, os principais sintomas são:
  • Fome exagerada entre as refeições;
  • Sono em excesso;
  • Fadiga;
  • Falta de ar e respiração ofegante;
  • Suor em excesso;
  • Pernas e braços inchados.

Consequências

  • Além do paciente sofrer com os sintomas a obesidade ainda traz consequências, as principais são:
  • Problemas cardiovasculares;
  • Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Colesterol alto;
  • Varizes e artroses;
  • Doenças renais;
  • Dificuldade para respirar e cansaço;
  • Maior tendência a ter câncer;
  • Redução da expectativa de vida;
  • Mal-estar, entre outros.

Entendendo o processo de perda de peso

A gordura (adicionada de proteínas e carboidratos) é guardada como energia. A caloria é a unidade de medida do potencial energético destas gorduras, carboidratos e proteínas.

Quando necessário, o corpo converte esta gordura em energia através de uma série de processos químicos, armazenando qualquer excesso de calorias em gorduras. Para perder peso, você precisa gastar mais energia (ou calorias) do que consome, fazendo com que seu corpo utilize a gordura armazenada como fonte energética, encolhendo as células de gordura.

Publicidade

Assim sendo, estas gorduras não desaparecem, apenas mudam de forma, como a água que vira vapor. Apesar de este ser um processo básico e simples, você também deve levar em conta os fatores genéticos e ambientais, o que faz o processo ocorrer de forma diferentes de pessoa para pessoa.

Curiosidade: 11 de Outubro é Dia Nacional de Prevenção da Obesidade.

Diagnóstico de Obesidade: a obesidade é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC), que é obtido através da divisão do peso (em kg) pela altura (em metros). O resultado revela se o peso está dentro de sua faixa ideal.

Classificação do IMC:

  • Menor que 18,5 Abaixo do peso
  • Entre 18,5 e 24,9 – Peso normal
  • Entre 25 e 29,9 – Sobrepeso (acima do peso desejado)
  • Igual ou acima de 30 – Obesidade.

Cálculo do IMC:

  • IMC=peso (kg) / altura (m) x altura (m)
  • Exemplo: João tem 83 kg e sua altura é 1,75 m
  • Altura x altura = 1,75 x 1,75 = 3.0625
  • IMC = 83 divididos por 3,0625 = 27,10
  • O resultado de 27,10 de IMC indica que João está acima do peso desejado (sobrepeso).

Prevenção

A prevenção é o melhor remédio para obesidade. Confira agora algumas dicas simples para se manter em forma!

Publicidade

A primeira dica é: exercícios físicos, não necessariamente academia, mude sua rotina! Opte por caminhadas, corridas, andar de bicicleta, nadar, praticar algum esporte.

Em segundo: alimentação saudável, deixe de lado bolachas, fast food, comidas gordurosas, refrigerantes! Opte por legumes, verduras, frutas, peixes e frango.

Terceira dica: água! Inicie seu dia com um copo de água fresca gelada (água gelada estimula o metabolismo, aumentando o número de calorias que você queima).

Tratamento natural

Como dito anteriormente a redução da gordura no corpo deve ser feita através de dieta e exercícios físicos, alimentos gordurosos, refrigerantes e outros devem ser evitados, dando espaço ao consumo de comidas nutritivas, como frutas e verduras. Confira abaixo algumas receitas!

Água de rosas

Os benefícios da água de rosas no emagrecimento são baseados em sabedoria popular, mas isto não é motivo para deixá-la de lado. Fazendo uma bebida suave e refrescante, as pétalas de rosa são levemente diuréticas. Os diuréticos fazem com que os rins coloquem mais sódio (sal) na sua urina. Este excesso de sal acaba retirando água de seu sangue, consequentemente diminuindo a oferta do líquido no sistema circulatório.

Apesar disto reduzir alguns gramas na medição final da balança, não é duradouro, mas mantém o organismo limpo e hidratado. E, acredite se quiser, estar sempre hidratado é extremamente benéfico e ajuda na perda de peso.

Você vai precisar de…

– Uma medida de pétalas de rosas frescas ou secas.

– Água destilada (1 ou 2 copos)

– Uma panela com a respectiva tampa (uma que encaixe e feche direito).

Nota: Esteja certo de, especialmente se fizer uso de rosas frescas, que elas não tenham sido tratadas com nenhum tipo de agente químico, como inseticidas, pesticidas, herbicidas, fertilizantes manufaturados e etc.

Modo de fazer:

– Coloque a panela no fogo, coloque as pétalas de rosa e ponha água, apenas o suficiente para cobri-las. Não tem problema se algumas ficarem flutuando.

– Tampe a panela e ferva até que as pétalas tenham perdido a maior parte de sua cor, o que leva em torno de 20 minutos.

– Coe o líquido num pote e mantenha na geladeira por até 6 dias.

– Beba em torno de um copo toda manhã de estômago vazio.

Ginseng

Ginseng é uma das 11 plantas perenes com raízes usadas na medicina natural do gênero Panax. Por mais que existam vários tipos de ginseng, os dois que você deve usar são aqueles que tiveram envolvidos em mais estudo, logo tendo seus resultados mais comprovados. Estas espécies são o Ginseng Americano (Panax quinquefolious) e o Ginseng Asiático ou Coreano (Panax ginseng).

Apesar de ser muito conhecido como estimulante para acelerar o metabolismo, não é bem assim que funciona. A maior qualidade do ginseng é que ele combate a fadiga e aumenta a energia, despertando a mente, o que faz desta raiz uma das maiores aliadas na perda de peso.

Quando estamos tentando perder peso a falta de energia realmente atrapalha bastante, pois se não temos energia, não fazemos exercícios, deixando a tarefa de reduzir alguns quilinhos praticamente impossível!

Além de aumentar a energia, existem evidências de que o gengibre também auxilia à equilibrar os níveis de açúcares do sangue, afetando os níveis energéticos e o apetite. Tendo dito tudo isto, vamos à receita para perder peso.

Você vai precisar de…

– 1 colher de chá de ginseng americano ou coreano moído.

– Aproximadamente 350 ml de água.

– Mel puro ou limão para adicionar gosto (opcional)

Modo de fazer:

– Ferva a água e coloque-a com o ginseng num copo, deixando descansar por mais ou menos 7 minutos.

– Coe, adicione mel ou limão caso queira e beba até 2 vezes por dia o conteúdo.

Dente de leão e hortelã-pimenta

O chá de dente de leão e hortelã-pimenta é uma bebida fantástica para manter seu fígado saudável. O fígado é um órgão incrível, não sendo apenas a única maneira de realmente desintoxicar o corpo, mas também efetuando um papel chave em vários processos metabólicos, muitos dos quais afetam o peso. Em termos do metabolismo de gorduras, o fígado é cheio de células que quebram as moléculas de gordura, transformando-as em energia útil.

Estas células também são responsáveis pelo fluxo de bile, o que ajuda na quebra e absorção da gordura. Quanto ao metabolismo de carboidratos, o fígado ajuda a manter seu açúcar nivelado, ou seja, mantém os níveis de energia e regula o apetite. A lista continua, mas o ponto central aqui é que seu fígado ajuda na perda de peso, uma vez que administra a gordura e sua absorção. Tanto o dente de leão quanto o hortelã-pimenta podem ajudar seu fígado à trabalhar.

O dente de leão possui constituintes hepatoprotetores, prevenindo possíveis danos ao fígado. Quando esta planta é combinada com a hortelã-pimenta, ambas automaticamente estimulam a produção de bile no fígado, ajudando com a digestão e absorção de nutrientes. Misture-as e obterá um poderoso chá para proteção hepática, o que ajuda muito na hora de perder peso.

Você vai precisar de…

– 1 colher de chá de folhas secas de dente de leão.

– 1 colher de chá de folhas secas de hortelã-pimenta.

– 250 ml de água fervente.

– Limão para adicionar sabor (opcional)

Modo de fazer:

– Coloque o copo de água fervente sobre o dente de leão e hortelã-pimenta, tampando e deixando curtir por até 10 minutos.

– Coe, adicione o limão, caso queira, e beba um copo duas vezes por dia.

– Você também pode fazer este chá com folhas/raízes frescas, usando uma mão destes ingredientes. Se fizer assim, terá certeza de que não foram aplicados químicos à eles, o que é bem comum no caso do dente de leão. Caso vá utilizar dente de leão regularmente, é preferível plantar os seus

Falando um pouco mais sobre água:

Ficar hidratado é um dos aspectos mais controversos quando se trata de perder peso. Alguns dizem que a água incha o sistema, fazendo você ganhar peso, já outros falam que água gelada ajuda na queimar calorias. Não é bem assim, a ideia de que a água gelada queima calorias é devido ao corpo tentar aquecer aquela água antes de processar no sistema, mas o efeito real é minúsculo, queimando por volta de 8 calorias apenas. Porém, você precisa ficar hidratado para seu corpo funcionar bem e isso inclui a queima de calorias. Ela limpa o organismo e ainda ajuda a reduzir o apetite.

E o argumento de que você ficará inchado se beber muita água simplesmente não procede, pois quando a oferta de água é grande seu corpo não armazena tanto líquido, o que funciona da mesma maneira quando comemos mais vezes por dia para auxiliar na perda de peso, assim acostumamos nosso organismo à não reservar tanta gordura. Dito tudo isto, NÃO COMPRE ÁGUAS ESPECIAIS! Consiga suas vitaminas através da dieta ou dos suplementos. Estas águas não são boas para seu corpo, na verdade algumas são repletas de químicos para adicionar sabor, fazendo delas quase um refrigerante.

Resumindo: é muito importante ingerir líquidos e ficar hidratado, aproveite e confira  7 razões para tomar água de coco

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário